sábado, 22 de outubro de 2016

Os jogos do FC Porto em Trás-dos-Montes


Os jogos do FC Porto em Chaves 

Hoje o Porto ficou a conhecer o seu adversário na 4ª eliminatória da Taça de Portugal. Trata-se de uma visita a Chaves palco onde o FC Porto já não joga desde a temporada 2007/2008 curiosamente também na Taça de Portugal e também na 4ª ronda da prova rainha. O resultado desse jogo foi 2-0 favorável aos dragões. 

Os anos 90 


Nos anos 90 o Desportivo de Chaves foi uma das equipas que mais tempo esteve na primeira divisão nacional. Muitos foram os jogos com os três grandes e muito bom era o ambiente e o espetáculo que os transmontanos proporcionavam aos amantes do futebol. Porém os dragões nunca foram bem recebidos em Trás-dos-Montes. Muitas foram as polémicas nos jogos entre o Chaves e o FC Porto. Desde cuspidelas,pedradas,insultos e muito mais. Também ainda existe aquele mito de que os adeptos do Chaves são também adeptos do Benfica. Quando as águias foram visitar a cidade de Trás-dos-Montes muitos foram os adeptos que estavam com o coração dividido. Portanto uma mistura de trasmontamos com benfiquistas.

Estatísticas dos jogos em Chaves 


Começando na temporada de 1985/1986 o FC Porto visitou Chaves por 14 vezes. Dessas 14 vezes o FC Porto venceu 12,empatou 1 e perdeu outro. Portanto trata-se de 87% de vitórias no Engenheiro Manuel Branco Teixeira. Mas quem pensa que as vitórias eram conseguidas facilmente,engane-se. O FC Porto para vencer jogos em Trás-dos-Montes já teve de sofrer bastante. Muitos foram os "1-2" e 0-1" conseguidos com muito sacrifício e dedicação por parte dos dragões. 



A cinzento está o empate e a azul e vermelho a vitória do Chaves. Convém frisar aos leitores que eu apenas estou a falar dos jogos realizados no Estádio do Chaves. As visitas ao Estádio das Antas não estão aqui contabilizadas. 




Em cima estão as fichas de jogo dos únicos encontros em que o FC Porto não venceu em Trás-dos-Montes. Para as lerem basta clicar por cima do resultado do encontro.

O presente


O  Chaves está neste momento no 5º lugar da Liga NOS. Jorge Simão depois de bons trabalhos no Belenenses e no Paços de Ferreira pegou na equipa que foi promovida á Primeira pela mão de Vítor Oliveira um mestre das subidas. Jorge Simão construiu um plantel forte onde saltam á vista nomes como Felipe Lopes (ex-Nacional e ex-Wolfsburgo) e também Simon Vukčević (ex-Sporting). 


Qual o onze-base?




Para além dos jogadores que já referi acima,Paulinho,Braga e Luís Alberto já tiveram anos de experiência no principal escalão. Paulinho ao serviço do Moreirense,Luís Alberto no Tondela e no Nacional e Braga no Leixões e no Rio Ave. Rafael Lopes também já passou pelo Vitória de Setúbal.

Ingredientes que tornam o jogo cada vez mais "apetitoso". O encontro será em novembro (data a definir pela Liga) mas esperemos contar com um forte apoio em Chaves!

SEGUE-NOS NO FACEBOOK (cliquem