sábado, 13 de maio de 2017

E tudo ficou decidido


E pronto. O Benfica sagrou-se este sábado mais uma vez campeão nacional de futebol,colocando o FC Porto num jejum de títulos que predomina há 4 anos. 
Este título do Benfica diga-se que é dividido por todos: Arbitragens,Influências noutros clubes,Influências no Conselho de Disciplina mas também mérito próprio. Sim,porque eu desde a pré-época em julho que já avisava amigos,familiares entre outros que o Benfica tinha um super plantel e com um qualidade invejável. Tudo isso faz lembrar aquele plantel do Villas-Boas que na sua época só não venceu a Taça da Liga. Rui Vitória não venceu a competição europeia e a Taça da Liga (para já).

Explicações precisam-se presidente!

Nunca o FC Porto atravessou tanto "secão" como atravessa agora. É incrível ver como uma equipa tricampeã nacional deixa-se perder assim e entrega de bandeja o tetracampeonato ao principal rival. As culpas disto são de todos,incluindo nós adeptos. Se calhar devíamos ter apoiado mais,ter feito mais qualquer coisa para ter visto o FC Porto campeão. Mas depois de nós,vêm o presidente. Sim,o nosso presidente que apostou em treinador sem carisma para orientar os destinos de uma equipa habituada a ganhar todos os anos. Paulo Fonseca chegou ao FC Porto apenas com 1 ano de Primeira Divisão. Julen Lopetegui era um perfeito desconhecido e foi o treinador que mais investimento viu ser feito ao longo do seu reinado. E finalmente Nuno,que não teve os recursos que teve Lopetegui mas que mesmo assim,apresentou um futebol um pouco á moda de equipa do meio da tabela. O melhor que conseguiu foi aquela sequência de nove vitórias consecutivas. Depois disso,NES fez 0,00000. 

Mudança de treinador?

Eu sou da opinião que os treinadores devem ter tempo para preparar as suas equipas,afinar a tática e desenvolver uma série de processos para melhorar o jogo pretendido. Só que ao longo deste ano,o FC Porto só melhorou defensivamente e isso sim foi algo trabalhado e bastante batalhado pelo nosso treinador. Só que ao nível do ataque ficamos muito aquém daquilo que se espera para uma equipa como a nossa. 

Nuno tem que perder a timidez,ser mais enérgico,dar instruções para dentro do campo,berrar,saltar,correr,roer unhas. Tudo isto são coisas de um adepto normal do FC Porto. E foi o próprio Nuno que foi o autor de uma frase que ainda hoje corre nos cantos do clube. O tal "Somos Porto". Por isso o NES só ficará se conseguir melhorar nos aspectos que em cima referi. Senão penso que o destino do treinador pode bem ser o olho da rua.