domingo, 21 de janeiro de 2018

O comportamento do Belenenses contra o Benfica


O Belenenses é um clube histórico do futebol português. É apenas um de dois clubes fora os três grandes que já conseguiu sagrar-se campeão nacional. 

O clube num passado recente passou 3 temporadas na Segunda Liga onde teve que lutar ora pela subida ou outras vezes para não ser rebaixado ao que nós chamamos agora de CNS (Campeonato Nacional de Seniores).

O regresso á Primeira Liga


Foi em março de 2013,quando o Belenenses apesar de ter perdido em Penafiel (2-0),garantiu o regresso ao principal escalão fruto de uma derrota do Santa Clara na casa do Atlético CP. Rui Pedro Soares,o presidente do clube desde cedo procurou garantir reforços e condições para que o então treinador Mitcheel Van der Gaag pudesse ficar na primeira liga. 

Muitos foram os reforços mas ao longo destes anos em que o Belenenses está na Primeira Liga,temos visto uma certa promiscuidade entre os azuis do Restelo e o Benfica. Desde logo no jogo dentro das quatro linhas:

Gráfico com golos marcados e sofridos por parte do Belenenses
No gráfico acima podemos observar que o Belenenses desde que regressou á Primeira,sofreu uns incríveis 29 golos e marcou apenas 1 no que toca a confrontos com o Benfica. Digo já aos leitores que eu não estou a querer por em causa o profissionalismo dos jogadores,treinadores,funcionários do Belenenses. Apenas estou a apresentar factos e que esses factos deixam muitos adeptos,inclusivamente do próprio Belenenses revoltados e espantados com a situação visada.

Com o FC Porto e com o Sporting,constatamos que a diferença de golos é bem menor,e que o Belenenses já conseguiu ter melhores desempenhos quer defensivamente,quer ofensivamente. O blogue,"Artista do Dia",fez um excelente post onde retrata o jogo que o Belenenses fez em 2016 contra o Benfica. Para o lerem,cliquem aqui. 

Mas volto a frisar: Não estou a por em causa a dignidade do clube nem dos jogadores.

Negócios entre ambos,etc

O caso dos e-mails trouxe-nos coisas muito apetitosas. O Benfica detinha direito de preferência por vários jogadores do clube do Restelo,tendo mesmo pago 600 mil euros ao Belenenses,por 6 jogadores que nunca viria a adquirir. Mas há mais: O Benfica teria que comprar um jogador do Belenenses e se esse jogador não "coubesse" no plantel encarnado,seria de imediato cedido aos azuis do Restelo.

Ora digam lá que isto não é lindo?

Mas para ficarem a conhecer melhor a situação dos atletas e dos direitos de preferência cliquem aqui.

Os direitos da Premier League e a Benfica TV

Link da Notícia (aqui)

Ora em 2012/2013,o Benfica acabava os direitos com a Oliverdesportos no que tocava a transmissão de jogos dos encarnados em casa. 

A estratégia do Benfica foi passar a transmitir os jogos para o Campeonato,realizados no seu estádio,a então Benfica TV,que era um canal aberto. Mas para a atracção de mais clientes (inclusivamente portistas ou sportinguistas),a compra dos direitos da Premier League (muitos consideram o melhor campeonato do mundo),foi a chave para o negócio fluir. Então,o presidente dos azuis,que tinha bastante ligações á PT conseguiu ajudar o Benfica a concluir um desejo ambicionado por muitos. 

Para finalizar o post,apenas quero que ninguém interprete nenhuma das informações aqui retratadas,de forma errada nem que pensem que eu estou a duvidar do profissionalismo do Belenenses. Apenas gostaria de ver uma atitude mais agressiva dos azuis quando defrontam o Benfica.