segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Um olhar sobre o futuro

A Academia do Olival sempre se destacou por produzir (quase sempre) jogadores de potencial elevado e com enorme qualidade. A geração que venceu o último campeonato da Europa de sub-19 já tinha conquistado o campeonato de sub-17 dois anos antes. Uma geração de ouro que promete agitar os principais palcos da Liga Portuguesa. Neste artigo,apresentamos alguns dos jogadores que fizeram parte das conquistas portuguesas e outros que mesmo não fazendo parte, têm um grande futuro á sua frente.

Diogo Costa (Guarda-Redes)
Contrato até 30.06.2022

Diogo Costa é um dos atuais campeões da europa sub-19. Foi titular indiscutível pela equipa B na época transacta e á sua frente está um futuro de enorme valia. Para já precisa de rodar num clube de primeira liga para ganhar experiência e competitividade mas lesionou-se ao serviço de Portugal. A sua continuidade no clube é para já uma incógnita.








Fernando Fonseca (Lateral-Direito)
Contrato até 30.06.2020


Estreou-se pela equipa A num jogo frente ao Marítimo nos Barreiros que era o tudo ou nada na vida dos dragões no campeonato. Esteve impecável a defender e quase que fazia o gosto ao pé no jogo de estreia. Um bom indicador para Fernando que na época seguinte esteve cedido ao Estoril-Praia onde foi dos melhores jogadores da turma canarinha apesar de esta ter sido despromovida á segunda liga. Recentemente viu a Juventus ser associada ao seu currículo mas nada está confirmado. Poderá ser alternativa futura mas tem de mostrar provas mais claras.





Diogo Leite (Defesa-Central)
Contrato até 30.06.2023
É a mais recente aposta de Sérgio Conceição. Abdicou de ir ao europeu para tentar conquistar um lugar no onze inicial e a verdade é que o conseguiu. Conta já com uma Supertaça no palmarés e já fez a estreia na Liga NOS. Tem contrato até 2023 e uma cláusula de 40 milhões de euros. Um diamante para lapidar.










Diogo Queirós (Defesa-Central)
Contrato até 30.06.2021


É mais um produto da formação do Olival e também mais um campeão da europa. Um produto de enorme valor,excelente no jogo aéreo,tem tudo para um dia liderar a defesa azul e branca a par de Diogo Leite. Uma aposta para o futuro próximo. 









Rui Pires (médio-defensivo)
Contrato até 30.06.2021


Também ele um jogador bastante interessante. Boa capacidade de desarme e boa leitura de jogo são os pontos fortes de Rui Pires. Por enquanto o seu espaço na principal equipa é bastante reduzido devido ao número de opções mas também á qualidade das mesmas. Poderá ser um dia mais tarde,o sucessor de Danilo Pereira,mas por enquanto um empréstimo para continuar o desenvolvimento é uma opção rentável. 






Romário Baró (médio-centro)
Contrato até 30.06.2022




Força,velocidade e técnica é o que define Romário Baró. Muito á semelhança de Renato Sanches,o jovem médio português tem também um futuro risonho á sua frente. Na época passada ao serviço da equipa B realizou 10 jogos apontando um golo e uma assistência,mas o maior destaque foi na UEFA Youth League onde contabilizou 1 golo e 3 assistências. 






Afonso Sousa (Médio-centro)
Contrato até 30.06.2019

Afonso Sousa ainda pertence ao plantel de júniores dos dragões mas já tem bastantes clubes interessados nos seus préstimos. O seu vínculo acaba no próximo ano e o jovem portista ainda não o renovou. Os dados que apresenta são bem reveladores da sua qualidade (15 golos pelos sub-17 e 5 pelos sub-19). Um jogador a ter em conta futuramente mas primeiro é necessário renovar. E com urgência! 







Estes são alguns dos jogadores que no meu entender,tem capacidade e qualidade para um dia vir a representar o FC Porto jogando na formação principal. Todos eles atravessam agora uma boa fase e há que dar continuidade para serem melhores jogadores futuramente! 

Sem comentários:

Enviar um comentário